Dois estudantes de Barras participam do projeto Parlamento do Futuro

Os parlamentares do futuro foram recebidos pelo governador Rafael Fonteles, nesta quarta (28), no Palácio de Karnak.

 

A estudante  Ádrya Yasmim da Unidade Escolar Gervásio Costa e o estudante Gabriel Carvalho da mesma unidade de ensino no município de Barras participaram projeto Parlamento do Futuro. 

O governador Rafael Fonteles entregou, nesta quarta-feira (28), no Palácio de Karnak, chromebooks aos 30 estudantes eleitos no projeto Parlamento do Futuro. O equipamento vai permitir que os alunos aprofundem os estudos por meio de pesquisas e facilitar a apresentação de trabalhos, além de tornar a aprendizagem muito mais interativa.

Na rede estadual de ensino, os chromebooks já são utilizados pelos professores e gestores escolares que ganharam mais uma ferramenta para auxiliar no planejamento das aulas e que traz novas possibilidades de abordagens e métodos educacionais. Ao todo, já foram entregues mais de 14 mil desses equipamentos para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Secretaria da Educação (Seduc).  

O governador Rafael Fonteles ficou impressionado com a desenvoltura dos jovens parlamentares e destacou a importância do projeto para a cidadania. "O Parlamento do Futuro fortalece a democracia e capacita os jovens para o exercício da cidadania, desperta a consciência política e a valorização do processo democrático”, comentou o gestor.

governador rafael fonteles.jpeg

Os deputados são alunos do ensino médio de 30 unidades escolares da rede pública estadual, onde foram contempladas as 21 Gerências Regionais de Educação (GRE) todas as regiões do Piauí, passaram por todo o processo democrático, como a criação dos partidos, a campanha eleitoral, a votação em urna eletrônica, a diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a vivência na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), com a formação da mesa diretora, das comissões e elaboração de projetos de leis. 

PARLAMENTO DO FUTURO PLENARIO 2 26.02.2024-17.jpg

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância dos poderes Executivo, por meio da Seduc, do Judiciário, por meio do TRE, e do Legislativo, a Alepi. "Esse projeto inovador e de excelência representa o fortalecimento do espírito cidadão e dá protagonismo aos estudantes que se tornam verdadeiros líderes", disse o gestor, informando ainda que alguns projetos apresentados pelos parlamentares do futuro podem ser encampados pelo Executivo e Legislativo. "Os estudantes trouxeram ainda as demandas de suas escolas, pois nessa gestão, os alunos têm voz e vez", disse Bandeira.

washington bandeira educacao (2).jpeg

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva, explica que a experiência é positiva e os indicativos de leis apresentados pelos alunos serão avaliados. "Estamos vendo a consistência, a viabilidade constitucional e, caso estejam dentro da legalidade formal, serão transformados em leis definitivas. Esses alunos voltam para suas escolas e municípios com novo conceito de política e se tornarão multiplicadores dessa experiência", acrescenta o parlamentar.

franze silva.jpeg

O autor do projeto, deputado Francisco Limma, ressalta a importância do Parlamento do Futuro para o fortalecimento da democracia. "Estamos apresentando o resultado de todo o trabalho dos parlamentares do futuro para o chefe do Executivo, depois de todo o processo político", disse o parlamentar, citando alguns indicativos de projetos de lei apresentados pelos jovens parlamentares, como o que trata do cuidado psicossocial das famílias e adolescente, além da possibilidade do Programa Pé de Meia Piauiense.

image00012.jpeg

Eleita presidente da Alepi do Parlamento do Futuro, Luiza Maria diz ter aprendido a importância do jovem na participação política. "O jovem precisa gostar da política, pois há muitos assuntos do cotidiano que precisamos reivindicar. Esse processo mostra que precisamos estudar política e escolher os melhores representantes", disse a estudante.

image00023.jpeg

Da sua experiência, Luiza Maria apresentou o indicativo do projeto de lei para um horta sustentável. "É importante por trazer benefício para o meio ambiente e para saúde. Nosso objetivo é instigar os jovens para educação ambiental, pois o planeta Terra é onde moramos e precisamos cuidar do nosso lar para não ficarmos sem ter um lugar para morar no futuro", disse a parlamentar do futuro.

Parlamentares do futuro contemplados com os chromebooks:

Jamile Carvalho - Liceu Piauiense

Marina Santos da Silva - Liceu Piauiense

 Ádrya Yasmim - Unidade Escolar Gervásio Costa

Gabriel Carvalho - Unidade Escolar Gervásio Costa

Pedro Victor - Ceti José Narciso da Rocha Filho

Antony José - Ceti José Narciso da Rocha Filho

Igor Samuel - CEEP Pref. João Mendes Olímpio de Melo

Kaylane Mendes Cruz - Premen Norte

João Pedro - Patronato Nossa Senhora de Lourdes

João Vitor Araújo - Ceti Alberto Leal Nunes

Vinicius Gabriel - Ceti Maria Antonieta

Withinney Carvalho - Ceti Farmacêutico João Carvalho

Wesley Felipe - CEEP Petrônio Portela

 Victor Manoel - CEEP Petrônio Portela

Marcos Antônio - CEEP Petrônio Portela

Wanderson Júnior - Ceti Fauzer Bucar

Marissol Rocha - Ceti Cícero Coelho

Izamara Isabela - CEEP Deputado Antônio Paes Landim

Klasnic Sousa Silva - Ceti Moderna

Sthefany Vitória - Unidade Escolar José Lustosa Alves Filho

Henry Melo - Ceti Dionísio Nogueira

Ana Vitória - Ceti Francisca Pereira de Sousa

Daniel Sousa - Ceti Lucinete Santana

Azafe Caleb - Ceti Rama Boa

Antônio Marques - Ceti Rama Boa

Luís Guilherme - Ceti Rama Boa

João Sotero Filho - Ceti João Henrique

Luiza Maria - Ceti João Henrique

Luciano Henrique - Ceti Dirceu Mendes Arcoverde

Ariolino Filho - Unidade Escolar Dep. Tertuliano Milton Brandão

 

CCom

Mais de Educação