Gabinete da crise é criado para coordenar enchentes em Barras

Barras está em alerta com alto risco de inundação. Os dados são da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), do Serviço Geológico do Brasil.

Curso do Rio Longá em Barras. Foto: reprodução

 Curso do Rio Longá em Barras. Foto: reprodução

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), do Serviço Geológico do Brasil, emitiu na tarde desta terça-feira (02), alerta para o risco de inundação para o município de Barras na região Norte do Piauí.

A cota de inundação em Barras é de 4m20cm. O longá nesta segunda-feira estava com o nível de 3m52 cm metros e o Rio Marataoan com 3m62cm, de acordo com boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Uma reunião foi realizada na tarde de segunda-feira (01) para traçar as medidas de planejamento da gestão das cheias dos rios barrenses, quando se decidiu pela criação do Gabinete de Crise formado por profissionais de diferentes secretarias, com objetivo de coordenar as ações de auxílio às pessoas atingidas.

A coordenação do gabinete está a cargo de Iana Machado, que tem bastante experiência em gestão de enchentes.

Na próxima quinta-feira, haverá uma reunião no Palácio Casa Rosada onde reunirá todos os secretários do município para indicar o nome dos funcionários que vão compor o Gabiente da Crise. Além dos secretários, representantes do Grupo de Resgate Voluntário (GAV) e bombeiros civis também serão chamados para participar da reunião.

As famílias ribeirinhas estão sendo monitoradas desde o início do período chuvoso pela secretaria de Assistência Social e, até esta terça-feira (2), nenhuma família precisou ser deslocada de suas casas.

Já existe outra reunião marcada para a próxima semana entre a Prefeitura de Barras e a Defesa Civil do Estado para alinhar detalhes sobre a gestão das enchentes em Barras.

Com informações do longah.com

Mais de Geral